sábado, 3 de fevereiro de 2018

Chameleon (1993) - Helloween

Abrindo com a ótima e animada First Time, com seu belo refrão e grandes solos de guitarra, o Helloween inicia seu quinto álbum de estúdio.

When the Sinner, escrita por Kiske, já mostra a mudança radical em termos de sonoridade, pois apesar de ser uma grande canção, acaba beirando ao pop e se distanciando bastante do Power Metal e até pelo Hard Rock praticado pelo quinteto no disco anterior. Ela tem metais, violão e até um megafone. 


Na sequência temos duas composições de Grapow: I Don’t Wanna Cry No More e Crazy Cat. A primeira é acústica, possui ótimos teclados, além de solos de violão e guitarra bem legais. A segunda é uma mistura de Rock n’ Roll com Jazz muito boa. Uma das melhores faixas do disco, com metais, corais e um final cômico com a gravação dos gatos de Grapow derrubando objetos e fazendo uma grande bagunça.

Depois, uma trinca de Weikath: a pesada e ótima Giants, com Kiske dobrando os vocais na gravação, a melancólica e bonita Windmill, com piano e a bela voz de Kiske até chegar na contestadora e agitada Revolution Now, com ótimas linhas de baixo, genial percussão de Ingo, megafone e até um apito.

In the Night é um tema acústico de Kiske e tem uma sonoridade típica das composições da futura carreira solo do vocalista.

Em Music, Grapow conta a história de um garoto apaixonado por música e a canção é uma homenagem a essa vertente da arte. Com um ótimo refrão orquestrado, a canção tem solos viscerais e beira ao progressivo. Step Out Of Hell tem teclados e ótimos solos de guitarra de seu compositor Grapow. 

E para fechar o disco, uma dobradinha de Kiske: a progressiva e com belos riffs I Believe (a qual sua letra é, praticamente, uma oração) e a acústica, melancólica, climática e dramática Longing. A qual foi a única desse disco não tocada ao vivo pela banda. 

Nota: 6,0
Ano: 1993
Gravadora: EMI 

Formação

Michael Kiske (vocais)

Michael Weikath (guitarra)
Roland Grapow (guitarra)
Markus Grosskopf (baixo)
Ingo Schwichtenberg (bateria)

Chameleon

1. "
First Time" (Weikath) 5:30
2. "When the Sinner(Kiske6:54
3. "I Dont Wanna Cry no More" (Grapow) 5:11
4. "Cray Cat" (Grapow3:29
5. "Giants" (Weikath6:40
6. "Windmill" (Weikath) 5:06
7. "Revolution Now" (Weikath) 8:04 
8. "In the Night" (Kiske) 5:3
9. "Music" (Grapow) 7:00 
10."Step Out of Hell" (Grapow) 4:25 
11."I Believe" (Kiske) 9:12
12."Longing" (Kiske) 4:1

Nenhum comentário: