quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Walls of Jericho (1985) - Helloween

O disco abre com a majestosa introdução, que tem o mesmo nome do álbum e que contem o tema “Happy Happy Halloween” com a melodia do clássico do folclore inglês London Bridge. Após a curta intro, temos a pedrada Ride the Sky. Perfeita composição de Kai: pesada, cheia de melodias e solos matadores. Um clássico.

Na sequencia temos Reptile com ótimas linhas de baixo e levadas cativantes. Foi escrita por Weikath, assim como Guardians, que é bem melódica e o guitarrista se orgulhou muito de tê-la escrito. Com um lindo refrão melodioso e solos idem. Ela é épica e tem linhas vocais perfeitas e melódicas.


Em Phanthoms of Death, temos o riff inicial que lembra o de 2 Minutes to Midnight do Iron Maiden. A canção é ótima, mas a que vem a seguir é uma obra-prima de Kai: trata-se de Metal Invaders. Sim, aquela mesma canção que aparece na coletânea Death Metal, só que com uma qualidade de som ainda melhor. Um hino, com belas linhas de baixo e refrão empolgante.

Gorgar é outro petardo e tem um riff que lembra o de Ride the Lightning do Metallica. Kai Hansen nunca esconde suas influencias e volta e meia gosta de fazer pequenas homenagens e referências musicais às bandas que admira. No final da faixa temos uma gravação do pinball dizendo TILT (erro). Conta a historia de um homem viciado em jogos e que gasta praticamente todo o seu dinheiro neles, sem pensar no amanhã. Um viciado no pinball chamado Gorgar, no caso.

Heavy Metal (Is The Law) é um tributo de Weikath e Kai ao Heavy Metal. Eis uma composição perfeita. Desde as viradas de Ingo, passando pelas linhas criativas de baixo de Markus, refrão melódico, épico e cativante e belos solos dobrados de guitarra dos compositores da faixa. Certa vez, Weikath declarou que a letra da canção era o que os fãs gritavam quando a banda estava se apresentando no palco.

E para fechar o primeiro disco do grupo, o clássico absoluto: How Many Tears. Escrita por Weikath, o épico tem por volta de sete minutos e é a faixa mais longa do álbum. É linda, tem quebras e variações de andamentos. Com solos emocionantes e com sua sonoridade direta, melódica e em alguns momentos até progressiva. 

Em 1998, a banda lançou uma versão do disco contendo o EP Helloween e a canção Judas. Essa última, uma ótima composição de Hansen, que mostra sua evolução vocal, pois ele a canta muito bem. Tem um riff que acompanha suas linhas vocais e uma bela ponte vocal com coros. 


Nota: 8,0 
Ano: 1985
Gravadora: Noise Records


Formação

Kai Hansen (guitarra e vocais) 
Markus Grosskopf (baixo)
Ingo Schwichtenberg(bateria)
Michael Weikath (guitarra)

Walls of Jericho 
  1. "Walls Of Jericho" (Weikath/Hansen) – 0:53
  2. "Ride The Sky" (Hansen) – 5:54
  3. "Reptile" (Weikath) – 3:45
  4. "Guardians" (Weikath) – 4:20
  5. "Phantoms Of Death" (Hansen) – 6:33
  6. "Metal Invaders" (Hansen) – 4:08
  7. "Gorgar" (Hansen/Weikath) – 3:57
  8. "Heavy Metal (Is The Law)" (Hansen/Weikath) – 4:08
  9. "How Many Tears" (Weikath) – 7:11
Bonus Track


10."Judas" (Hansen) – 04:39 


Nenhum comentário: